quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Minha Homenagem: Fire

              Saindo um pouco da teoria das cores, e mudando completamente de assunto, nas últimas semanas decidi fazer um desenho para "desanuviar" a cabeça (e exercitar um pouco a arte de desenhar)
              Parei, pensei: quem ou o que eu irei desenhar?
             Após rever alguns heróis de histórias em quadrinhos clássicos, vi na "entrelinha" das imagens uma personagem que não notara antes. Fiz uma breve busca no google (bááááásico) e consegui mais informações sobre aquela personagem.

              Seu nome, Fire da Liga da Justiça internacional. 

             As imagens pareceu-me recentes; mas ao aprofundar minha busca, descobri que é uma personagem de longa data!
 Super Friends #25 - out. 1979.Arte: Frandon Ramona

            Originalmente chamada de Fúria Verde, foi criada pelo escritor Edward Nelson Bridwell e pela desenhista Ramona Fradon em 1979; sua primeira aparição foi na edição Super Friends #25 em outubro daquele ano. Originalmente possuia poderes místicos de controlar a respiração, através dela lançava uma chama verde, permitindo que ela podesse voar e pousar como um foguete! 
            Seu nome, fora das atividades de super-heroína, é Beatriz da Costa e era presidente da filial brasileira da empresa Wayne Enterprises  (resumindo: ela trabalhava para o Batman e foi treinada por ele). 
           Posteriormente, tornou-se membro dos Guardiões Globais na luta contra o mal.
          Como a maioria dos heróis da DC Comics, após a famosa saga Crise nas Infinitas Terras, ela foi repaginada, passou a chamar-se Beatriz Bonilla da Costa,  sua profissão era de  modelo e passou a trabalhar para o serviço secreto de espionagem brasleiro. Seu codinome mudou também, passando a chamar-se Green Flame. Essa transformação apareceu na série de histórias das Origens Secretas (1986-1990).
               Os tons verdes de seu uniforme permaneceram; mas seu visual mudou completamente e muitas vezes durante as décadas de 1980 e 1990.

Evolução esttética da personagem em 30 anos de publicação da DC Comics.
    
             Com a medida que as edições foram publicadas, ela passou a chamar-se apenas Fire; e seus poderes resumiram-se a chama verde e poder voa. Ao invocar seus poderes, todo o seu visual se modificava  tornando uma imensa flama verde e lançava chamas com gestos manuais semelhante ao Tocha Humana do Quarteto Fantástico da Marvel Comics.

Justice League: Lost Generation #3
           Pensei comigo mesma: é uma personagem interesante e pouco explorada pelos artistas. ( isso eu também constatei pela difícil e excassa pesquisa no google). E decidi: vou criar minha versão para ela!
             Observei as suas várias versões, enquanto lia e pesquisava sobre sua história. Encontrei outra versão, esteticamente mais aceitável da personagem, e mais coerente com a realidade.  Foi a versão criada por Bruce Timm para  o desenho animado Liga da Justiça Sem Limites. Série esta que exibem as aventuras da Liga da Justiça Internacional dos quadrinhos da DC Comics. E em alguns de seus episódios ela faz suas aparições. Em particular nos três episódios da animação cujo título é I am Legion, ela está entre os personagem desta história da Liga.



                Após os estudos preparatório, com lápis e papel na mão, pus-me a desenhar! 

               Minha versão mistura a da animação de Bruce Timm com a estética dos quadrinhos  dos anos 80. Até hoje, seu estilo recorda essa época , muito querida para mim, pois relembro de minha infância , o amor pelos desenhos, os quadrihos, que trago comigo até hoje.
               Usei tinta acrílica verde viesse da Acrilex para fazer as linhas gerais de seu contorno que é bem escuro, quase preto quando pouco diluida. E eu colori a imagem com aquarela Pentel. Criei uma paleta com 8 (oito) tons de verde. 
               Apliquei na pintura do seu corpo tons mais secos semelhante aos que Adi Granov usou para colorir a Mulher Hulk; para colorir suas chamas usei tons de verde mais abertos , criando efeitos  brilhosos.


Fontes de Pesquisa:


               

2 comentários:

ThAM disse...

Que coisa linda!! Otimos trabalhos *-*

***BOS disse...

Oi!
adorei seu blog!
e lendo essa postagem em especial, percebi que gosta de quadrinhos - e da Fire - tanto quanto eu.
também a acho uma personagem pouquissimo aproveitada.

queria perguntar se alguma vez fez um desenho da Lady Loki.