quarta-feira, 22 de junho de 2011

Deus criou Adão e Adão criou Aline

Matéria escrita originalmente para o FARRAZINE #22


        Para o deleite de nós, mulheres que lêem histórias em quadrinhos, ter na coleção uma edição de Aline é uma obrigação e uma questão de honra.
O álbum Aline: Fantasias Urbanas, num belo formato de 28x21 cm com 48 páginas produzido pela Jacarandá Edição e Design e distribuído pela Devir Livraria Ltda., traz a arte de Adão Iturrusgarai e de sua Aline nas situações do cotidiano com seus dois namorados, Otto e Pedro. As histórias em quadrinhos de Aline mostram de bem clara (ou melhor, escancarada) tudo que uma mulher sente do ponto de vista da afetividade, pensa de suas relações amorosas, as crises sexuais na solidão, as neuroses estéticas, as dietas, brigas com a balança e a TPM.
As linhas poucas e simples do desenho de Adão são perfeitas para a proposta de muita expressividade  que ele traz por meio desta personagem. As cores fortes e marcantes utilizadas dão características particulares aos personagens que poderão ser facilmente identificados e sua personalidade captada pelos leitores.
Outra particularidade é a versatilidade dos tipos de narrativas adotadas por Adão Iturrusgarai. Neste álbum há charges, um quadro que narra um fato com começo e fim nesta única imagem; encontramos tiras cômicas que são sequencias de quadrinhos com uma situação cômica e inesperada pelo leitor. Há tiras cômicas seriadas, sendo estas sequencias de tiras cuja continuidade forma uma história em quadrinhos. E, para completar esta vasta aptidão de Adão Iturrusgarai, na história em quadrinhos Aline em Balada (assim poderemos classificar pela escolha da narrativa pelo autor), que começa de maneira inusitada com uma imagem de Aline e sua vizinha lésbica Linda entrando num labirinto onde há em vários pontos as ciladas da balada em que elas vão se meter ao virarmos a página.


             Mulheres que lêem, produzem e curtem quadrinhos: alegremo-nos, pois temos nos quadrinhos nacionais uma representante a nossa altura: Aline! 

Nenhum comentário: