segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Materiais de Desenho: Aquarela

Muitos afirmam que aquarela é pintura e não desenho. Aquarela é um material especial por ser uma dos materiais para desenho "anfíbio", coexistindo de maneira hibrida entre desenho e pintura.

A beleza das artes visuais, em particular desenho, é que a prática é seu princípio teórico. Aquele ditado: na teoria é uma coisa e na prática é outra, não existe no desenho. Teoria é prática!

A diferença entre desenho e pintura parte do princípio de que no desenho trabalhamos o elemento visual linha, com materiais secos e aguados traçamos linhas e destas criamos figuras; na pintura trabalhamos o elemento visual forma, com materiais aguados criamos manchas de cor e modelando-as criamos figuras. No desenho há uma sobreposição de materiais criando camadas e gradações tonais para caracterizar volume nas figuras. Na pintura a aplicação de camadas anula determinadas partes; a variação de tons de tintas é que dão o volume as figuras.

Outra característica é o suporte: desenho é geralmente feito sobre papel e pintura geralmente feito em tela (lonita estirada sobre chassi de madeira).

São resumidamente três itens classificatórios: elemento visual predominante (linha ou forma), uso técnico deste material (traço ou mancha, sobrepondo ou anulando)e superfície do fazer artístico (papel ou tela). Se dois tipos predominam sobre um, assim classificamos. Por exemplo: se eu usar tintas numa tela e componho com linhas, é pintura. Se eu uso manchas, sobrepondo camadas num papel é desenho.

Então, aquarela é desenho porque seu princípio técnico apesar de ser manchas, estas seguem o processo de desenhos coloridos (sobreposição de camadas) no suporte visual papel.

Explicadas questões classificatórias, vamos a aplicação do material aquarela:

Organize seu material para aquarelar a figura. Eu usei no exemplo a segir aquarelas da marca Pentel e pincéis da Tigre da Linha Pictore pelo de orelha de boi, referência 182.

ATENÇÂO: Pincéis tem no seu corpo duas numerações. 1ª é o tamanho do pincel que cresce em escala de 000 ou 0 à 24. 2ª é a referência do pincel que é o corte de cabelo dos pelos. O pincel que cito acima possui forma cilíndrica de ponta cônica, que é excelente para variação de traços e manchas em geral (com excessão para formas quadradas). Por ser pincel de pelo, é macio de durável quando bem lavado e conservado.

Tipos de cortes de cabelos de pincéis.


Pincéis com mesma referência em diversos tamanhos

É aconselhado fazer pelo menos três desenhos com aquarela para que a espera não seja tediosa e pouco produtiva.

Em seguida, uma aquarela que fiz recentemente uma aquarela para campanha de divulgação de um workshop de aquarela. A maneira como eu desenvolvo desenhos para aquarelar é a seguinte:

1º Eu desenho as formas gerais sem sombrear e com relativa força num papel que suporte o material. Aquarela tem por base água; faz-se necessário um papel no mínimo 200 g/m². Aconselho o tipo canson, bristol, mi teintis e outros que tenham fibra de algodão na composição. Geralmente, os blocos de papel indicam qual o melhor uso do seu papel. Leia antes de comprar esta informações!


2º Após esta etapa, apaga-se quase que totalmente o desenho deixando visível suaves marcas de grafite; assim ao começar a aquarelar, quaisquer resquícios de grafite irá desaparecer nas etapas finais da pintura.


3º Com um pincel macio, com tamanho e corte mais adequado ao desenho, e com bastante água dilua o tom de tinta escolhido para composição. Neste caso, dilui um tom de pele claro com pincel  nº 24 e referência 182.


4º Com o pincel embebido em tinta, aplique sobre o papel com pinceladas suave...


5º ... preenchendo toda a forma da figura com uma camada uniforme. Deixe secar completamente! Assim evitará rasuras e a "forma clara, transparente e de borda escura" característica da aquarela, será mais evidente.


6º  Enquanto as outras partes secam, você pode começar a aquarelar outras partes do mesmo desenho e/ou começar a aquarelar outra imagem.


Observe abaixo a aquarela úmida e a aquarela seca para perceber bem essas nuances de tons e texturas:


7º A cada camada aplicada, os tons tornar-se-ão mais escuros. Portanto, para criar o efeito de luz e sombra e volume nas figuras, nas partes claras aplique menos camadas e nas partes mais escuras aplique mais camadas.


O processo de pintura é diferente do processo de desenho: você trabalhará o preenchimento primeiro e o contorno por último. Isto é o básico. No mais, a experiência, dar-te-á maior saber sobre a aquarela.

Imagem finalizada.

Acima, imagem base para campanha. Abaixo, imagem com letreiro. Eis o porquê do "vazio" visual:



4 comentários:

mallorca disse...

Muito bom Paloma.

Piece of Me disse...

fica muito lindo! com suas dicas irei experimentar! ameei seu desenho! *-*

márcia ângela disse...

Quando usamos as manchas de cor, determinamos uma pintura, não é mesmo? E quando usamos as linhas formamos o desenho. Porém, isso não irá mudar se usarmos a mancha de cor no papel! Ela vai ser pintura sim, mesmo estando sobre ele, ou tela ,ou tecido, independente do suporte, ou entendi errado?Vai depender do suporte?

Paloma Diniz disse...

Como eu afirmei no início do post, é uma técnica artística híbrida. É uma pintura no suporte papel com os princípios técnicos do desenho.

Eu considero técnica de desenho porque pelas características técnicas (e as artes são classificadas pelos princípios técnicos). Nanquim aguada também é considerada técnica de desenho por possuir estas mesmas características da aquarela.

Outro exemplo: cerâmica tecnicamente é considerada cerâmica se passar pelo processo de queima; se não tiver a etapa técnica do cozer a argila, não é cerâmica. Apenas modelagem com argila.

E quando eu estudei Análise e Experimentos com Técnicas e Materiais Expressivos na minha graduação em artes, aquarela é considerada desenho.