segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Romantismo Ingênuo de Sarah Kay

Em 1993, ganhamos,eu e minhas irmãs, de Tia Graziela (que mora no Rio de Janeiro) um calendário de bolso daquele ano. Ela enviou três: uma para Isaura, outro para Emmanuela e depois que elas se degladiaram pelo mais bonito, sobrou o meu. Não era o mais bonito, mas o desenho era impressionante para meus olhos que fitaram constantemente aquela pequena imagem de 8x5 centímetros daquele calendário que guardo comigo até hoje. A imagem do citado calendário é a mesma da que está exibida no lado esquerdo deste texto.
As figuras principais do tema é uma menina com um cesto de flores que observa o gatinho em cima da cerca; ambos estão coloridos e todo o cenário em traços sépia a valorizar a cena principal.
Olhei atentamente para imagem procurando a assinatura do autor e vi escrito com letras bem redondas e claras: Sarah Kay.
Gravei esse nome na mente e no coração.

Sarah Kay é uma desenhista autraliana que foi contratada por uma agência publicitária para criar uma série de 20 desenhos para ilustrar cartões de aniversário representando cenas do cotidiano com crianças e animais domésticos. Na primeira remessa, as ilustrações de Sarah Kay tiveram um sucesso inesperado e ela passou a desenvolver outros temas com a mesma linguagem para o público adolescente, e até adulto. Tão cativante, simples e rica das imagens que ela compõe, a retratar um universo romântico e ingênuo, uma infância cheia de alegria e ternura.

Sarah Kay, sem sair da sua pequena morada na Autrália, onde vive com seu filhos Adan e Allison, seus animais de estimação, tornou-se referência do universo lúdico infantil com seus desenhos no estilo country, em tons pastéis e ricamente detalhado. As imagens que criou sempre tem gesto e formas peculiares. As personagens sempre aparecem vestidas de forma descontarida, trajando roupas das décadas de 1930 a 1980, com peças jeans, vestidos floridos, estampas xadrez, laços, fitas, chapéus, botas, e tudo o que foi moda nesse período: até casacos de peles e colares de pérolas.

Suas imagens ganharam o mundo em calendários - como o que eu ganhei - em camisas, cartazes, papéis de embrulho, papéis de carta, porcelanas, capas de cadernos, álbuns, agendas. Ilustrou a minha infância e a de milhares de crianças de todo o mundo. E, com certezas, inpirou e influenciou muitos desenhistas.


Esta artista é uma das minhas fontes de inspiração. Toda vez que preciso compor algo lúdico, busco em Sarah Kay a leveza das belas imagens composta por esta desenhista tão famosa quanto recata.

Um comentário:

cristiane disse...

Paloma eu li sua msg em se blog também amo muito os desenhos de Sara Kay tinha um album em minha adolescência, imprimi algumas imagens em sulfite mesmo que puz em molduras,fiz tres quadros lindos para o meu quarto até o marido aprovou muito,rs...obrigado..bjos.